segunda-feira, 18 de junho de 2012

Políticas públicas devem garantir direito à comunicação

POR NATHÁLIA JUSTO

A jornalista Sally Burch, da Agência Latino-Americana de Informação, apontou a manutenção da produção e a ampliação da difusão de mídias independentes como possíveis respostas de políticas públicas para garantir o direito à comunicação. O debate foi parte do II Fórum Mundial de Mídia Livre, realizado na UFRJ no último sábado (16). Ela defendeu ainda garantia de espaço à diversidade, além de um maior acesso à informação pública.

Sally também aposta na educação midiática, isto é, a capacidade de aprender, compreender e interpretar as mensagens que cada meio transmite. Para ela, a interatividade permite não somente receber informação desses meios, mas também produzir, o que possibilita uma maior participação no processo comunicativo.

Da esquerda: Sally Burch, Denis de Moraes e Graça Solo

Graça Solo, da Marcha Mundial das Mulheres, relatou a experiência que viveu em Moçambique. Logo depois da independência, em 1975, o país enfrentou uma guerra civil de dezesseis anos. Nesse período, a população sofreu fortes perseguições e o controle rígido de um governo autoritário. Apesar da situação ter mudado nos últimos anos, Graça revelou que os meios de comunicação ainda passam por dificuldades. “O poder local ainda é muito forte e se faz muito presente na mídia, sobretudo por causa da publicidade estatal. Sem esse financiamento, é difícil se manter”, afirmou.

O professor da UFF Denis de Moraes afirmou a relevância de impedir a oligopolização dos meios midiáticos. Segundo ele, Bolívia, Equador e Venezuela são países que vêm lutando contra o domínio da grande mídia e que têm obtido resultados bastante favoráveis.

Para Denis, os três setores da comunicação – estatal, privado e público, este último composto pela sociedade civil e organizações comunitárias – podemcoexistir sem atritos. Denis foi enfático ao defender o fomento à produção nacional independente e afirmou que o processo necessário para assegurar o direito de comunicação a todos será árduo. Citando Lênin, ele defendeu a existência de uma “análise concreta da realidade concreta”.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário