terça-feira, 19 de junho de 2012

‘Política pública sem participação social não existe’

POR MIRIAM PAÇO

O clima era de revolta no encontro promovido pela comunidade Bahá'í, a segunda maior religião do mundo, na Cúpula dos Povos. No último domingo, dia 17, Mary Aune-Cruz e a especialista em desenvolvimento comunitário Daniella Hiche defenderam a participação de comunidades locais antes da construção de grandes empreendimentos que podem destruir o meio ambiente.

Uma das questões levantadas foi a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Segundo Zana, habitante da região, os moradores só souberam do empreendimento quando as obras já haviam começado. As principais críticas feitas à usina são que ela estaria alterando o regime de escoamento do rio Xingu e afetando as populações ribeirinhas. “Qualquer modelo importado trazido de forma forçada para outra realidade traz uma série de problemas. Por mais bem intencionado que seja, quem está por trás não conhece a realidade daqueles povos para saber entender os impactos”, criticou Mary.

Daniella Hice e Eduardo Simas debatem participação social
nas decisões do governo
De acordo com Daniella, o debate foi fundamental para entender a importância das tomadas de decisão a nível local. “Precisamos manter sempre uma postura de aprendizado. Precisamos aprender a eleger e pensar sempre como as decisões que nos afetam são tomadas.”
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário