sexta-feira, 22 de junho de 2012

Inovação e compromisso para um futuro sustentável

POR LARISSA RANGEL

Além de relembrar os impactos da Rio 92, o painel “Sustainable futures” (Futuros sustentáveis) destacou os Objetivos do Milênio e a importância da participação da juventude para o futuro. Realizado no penúltimo dia da Rio+20, todos mostraram-se preocupados com as gerações futuras. Na mesa, representada por diferentes gerações, estava Ted Tunner, fundador da CNN, ao lado da ambientalista Marina Silva e da jovem estudante Rallen Bekcer

“É muito bom ter voz neste evento e falar em nome dos que estarão sentados tomando decisões daqui a 20 anos”, declarou Rallen Becker, observada pelo secretário-geral da Onu, Ban Ki-moon “Nós precisamos e queremos participar. Vocês sabem que só nós podemos mudar”, disse com voz forte, enquanto uma lágrima escorria em seu rosto. O discurso da estudante emocionou os participantes.

Tentando descontrair o debate, a economista e conselheira da Onu Jeffrey Sachs brincou: “Os jovens têm que ficar felizes porque nada foi feito. Agora, todos têm o que fazer. Mas não fiquem desesperados. Ao contrário de nós, vocês têm uma grande arma nas mãos: as redes sociais”. Para ela, agora todos podem falar para todos instantaneamente. “Mas esse novo sistema ainda precisa de inovações para desenvolver formas de articulação eficientes”, alertou Tunner.

A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva lembrou, por sua vez, a importância do compromisso da juventude em resolver os problema atuais. “Mais do que ambição, é preciso compromisso para que juntos possamos alcançar esses objetivos”, disse. Ao comentar a avaliação negativa do documento lançado ontem na conferência oficial, Marina frisou que faltou justamente comprometimento por parte dos países. Para ela, se o pensamento não mudar, conferências similares continuarão a acontecer, mas nenhum resultado será conquistado.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário