domingo, 17 de junho de 2012

Demarcação de terras em defesa do meio ambiente

DANIEL MENDONÇA

Na visita do ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, à Cúpula dos Povos, o índio Otaniel Ricardo da tribo guarani-kaiowa defendeu a demarcação de terras indígenas."É com a demarcação que vamos defender nossa educação, saúde, história, língua e geografia. Assim, vamos defender o meio ambiente”.

Com a missão de criar um documento para preservação ambiental e demarcação de terras a ser entregue ao Governo, 90 delegações de mais de 200 etnias indígenas do Brasil inteiro já estão reunidas no Rio de Janeiro. “O espaço da Cúpula dos Povos é uma oportunidade para nós documentarmos e reclamarmos com as autoridades para que nos ajudem a preservar as florestas”, disse o índio Rondon, cacique da tribo Terena e deputado estadual pelo Mato Grosso,

A demarcação de terras também foi assunto da coletiva de abertura da Cúpula dos Povos. Vasquez Campos, índio peruano da tribo Witoto e representante da Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Aamazônica, afirmou que a economia verde vai assegurar juridicamente o território por meio do Estado, protegendo-os das indústrias extrativistas.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário