terça-feira, 19 de junho de 2012

Até a última gota

POR LARISSA RANGEL

Enquanto livros didáticos de geografia ensinam que a Terra deveria ser chamada de Planeta Água, já que a substância corresponde a dois terços de sua superfície, especialistas correm para dar um tom mais realista ao assunto. Segundo eles, apenas 2,6% é de fácil consumo para o ser humano. E, do total, apenas 10% é de consumo público. Hoje, onze países da África e nove do Oriente Médio carecem de água.

A Índia é um deles, onde a disputa por água já virou guerra civil. Santha Sheela Nair, ex-secretária do governo indiano, garantiu que nos próximos anos a demanda por água aumentará em 80%, ao passo que a população cresce e os recursos tornam-se mais escassos. “Nós nos assustamos com as guerras e com as doenças. Mas deveríamos nos assustar com a falta de água no mundo”, pontuou.

O francês Loïc Fauchon, presidente do Conselho Mundial de Governantes, lembrou que 60% das escolas africanas não têm sequer banheiro e bebedouro. “Queremos mais que recomendações e acordos políticos. Queremos engajamento em defesa das ações”, provocou. A segurança à água, em sua opinião, transpassa direitos como segurança alimentar ou sanitária.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário