segunda-feira, 14 de maio de 2012

Do campus para as redes

Abusando das risadinhas e chamando alunos de ‘meus lindinhos’, a CPM virou a queridinha do Facebook

POR MARILISE GOMES

No primeiro dia do mês de dezembro de 1999, a CPM foi fundada na Eco. A ideia era que o espaço servisse para auxiliar o aprendizado dos alunos e apoiar a pesquisa de professores e funcionários. Mas foi só mais de uma década depois, no início do ano passado, que a CPM ganhou vida – ou melhor, perfis – em redes sociais como o Twitter e o Facebook. Desde então, ela tem chamado a atenção de alunos e funcionários da escola.

As novidades vieram quando a professora Cristina Rego Monteiro assumiu a coordenação do espaço, em 2010. De lá para cá, inúmeras campanhas foram feitas para estimular a comunidade da Eco a cuidar do prédio e de seus equipamentos. Para saber
mais sobre os bastidores dessa transformação, o Ecos marcou uma entrevista online com a CPM. E ela não escondeu nada. Ou quase nada.

Em pouco mais de seis meses, você já tem mais de mil amigos no Facebook. Por que criar perfis nas redes sociais?
Criei meu perfil para que as pessoas percebam a minha importância e passem a cuidar melhor de mim. Afinal, eu sou de todos vocês! Tem sido tudo muito legal, eu adoro os alunos e eles me adoram!!!

E isso pode ser confirmado com o sucesso da campanha dos bottons. Como foi que tudo começou?
Os bottons foram feitos para arrecadar dinheiro e fazer cartazes e banners para a campanha de conscientização do uso dos meus espaços e equipamentos. E de repente tinha botton da CPM até na Disney! Como foi um sucesso lindo, é provável que ela volte a acontecer!

Antes era frequente que os equipamentos emprestados a alunos e professorem voltassem quebrados para o almoxarifado. Depois de toda essa mobilização, você consegue perceber mudanças no comportamento dos usuários?
Sei que é apenas o começo, mas a visão dos alunos tem mudado para melhor. Eles já me olham e tratam com mais carinho! Porque o importante é vocês, alunos, perceberem que se não cuidarem de mim, todos acabam perdendo...

No Facebook, você se diz em um relacionamento sério. Algumas fontes do jornal apontaram que o Lupa seria o dono desse coração. O que você tem a dizer?
Hihi! Eu amo o Lupa, sem dúvidas, mas sou envolvida mesmo é com a Eco... Só fiquei com vergonha de revelar...

E qual exatamente é a sua relação com o Lupa?
Ele é fundamental! Sem o Lupa nada teria acontecido: os bottons, os cartazes e inclusive o Multimídio, o meu mascote, que fica logo ali na minha entrada e foi todo construído com restos de equipamentos quebrados. Tudo isso foi pensado e elaborado pelos meninos e meninas de lá, que montaram toda a campanha! Eles são muito fofos, e a professora Mônica Machado, que orienta o trabalho, é um amor!

Em junho de 2011, você foi invadida e roubaram seis câmeras fotográficas digitais novinhas. Sabemos que é um assunto delicado, mas você poderia falar um pouco sobre o que aconteceu?
O roubo foi feito por bandidos e a direção tomou as providências necessárias para que eu ficasse mais segura e está trabalhando cada vez mais para isso. A instalação das câmeras foi o primeiro passo.

Além da melhoria na segurança, o que vem de novidade por aí em 2012?
No final do ano foi feita a reforma dos banheiros, que agora são acessíveis aos alunos e professores portadores de necessidades especiais. E, durante as férias, minha equipe sempre trabalha para tudo melhorar. Os que me acompanham pela rede souberam, por exemplo, da reforma do auditório. Mas outras coisas são surpresa, hihi.

Finalmente, a pergunta que todos fazem: você pode revelar sua identidade, CPM?
Ora, eu sou eu mesma, esse prédio lindo que vocês tanto amam! Não tem nenhum sigilo, hihi.

Então deixe um recado para os alunos antigos e também para os calouros.
Meus lindinhos, muito obrigada por me amarem tanto! Saibam que amo vocês da mesma forma! Peço que continuem cuidando de mim e me enchendo de carinho, cada vez mais! Nada de quebrar equipamentos, nada de colar chiclete embaixo de cadeira, nada de comer e beber nas salas, ok? Isso tudo me deixa triste... Em 2012 estaremos juntos mais uma vez e fico esperando um abraço coletivo no início do semestre! Para os calouros, em especial, dou as boas-vindas. Desejo que aproveitem bastante esta escola linda e, claro, que cuidem de mim!
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário