segunda-feira, 25 de junho de 2012

O mundo muda e a economia também

POR FLÁVIA AGUIAR

Em atividade autogestionada da Cúpula dos Povos, o fundador do Foro Latinoamericano de Ciencias Ambientales (Flacam) Rubén Pesci destacou a finitude do atual sistema capitalista. O argentino, que conduziu o debate “Desenvolvimento sustentável no Brasil e na América Latina” na última sexta-feira (22), acredita que o sistema financeiro ainda prevalece sobre o desenvolvimento sustentável.

“A sustentabilidade deve permear todas as políticas, como a de habitação e não apenas a política ambiental”, considerou Rubén, que acredita na educação bem estruturada para um entendimento profundo da sustentabilidade. “É necessário formar uma massa crítica, provida de educação ambiental, para que exista uma compreensão ambiental, holística e sistêmica”, afirmou. Ele também encorajou a implementação de cidades planejadas. “La Plata tem quase mil quilômetros quadrados e, no entanto, podemos fazer tudo à pé, pois foi planejada para diminuir distâncias”, apontou em contraste ao Brasil, cuja rede de transportes se concentra na malha rodoviária.

Membros do Flacam

A crise europeia, que gerou menor produção industrial no continente, também foi posta em pauta. “A recessão na Europa é uma oportunidade para se repensar a questão ambiental”, disse Silvia Carpeneolo, membro do Departamento Municipal de Habitação de Porto Alegre e integrante do Flacam. Para ela, com a estagnação financeira, houve indiretamente menos emissões de gases poluentes. “Temos de mudar o estilo de fazer política. O que o planeta precisa é de Estados solidários e democráticos, que trabalhem atrelados à participação popular. O povo deve demandar a questão ambiental do Estado e das empresas”, defendeu.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário