quinta-feira, 7 de junho de 2012

Calendário acadêmico está suspenso

Em sessão realizada na manhã de ontem, o Conselho de Ensino de Graduação (Ceg) suspendeu o calendário acadêmico. A notícia gerou interpretações equivocadas e deixou os alunos ainda mais inseguros quanto à continuidade das atividades acadêmicas. Para esclarecer a decisão, Ecos entrou em contato com Angela Rocha dos Santos, presidente do Ceg e pró-reitora de Graduação.

Segundo ela, mesmo os professores que continuarem dando aula serão obrigados a abonar as faltas dos alunos que não comparecem às aulas durante este período de paralisação, assim como repor todo o conteúdo e as avaliações quando o Ceg definir o novo calendário. “A ideia da suspensão é uniformizar o calendário em toda a UFRJ. Não obriga o professor ou o aluno a entrar em greve, mas garante o direito à reposição de conteúdos e avaliações para aqueles que aderirem ao movimento. As novas datas para os atos acadêmicos serão fixadas pelo Ceg assim que a situação normalizar”, afirmou Angela, enfatizando que o aluno não deve sofrer qualquer prejuízo na nota após o fim da greve.

O Ceg é um órgão colegiado deliberativo em matéria didática e pedagógica, que traça as diretrizes para a orientação e normatização das atividades acadêmicas. De acordo com a resolução nº 6/2011, definida no dia 23 de novembro de 2011 e suspensa ontem, o primeiro período deste ano para os cursos de graduação, que começou no dia 5 de março, estava previsto para terminar no dia 13 de julho. A resolução também estabelecia que o segundo semestre iria de 6 de agosto a 14 de dezembro. Com a suspensão dessas datas, o atraso no início do segundo semestre letivo é inevitável, mesmo nas unidades que não aderirem à greve. 

Ainda na sessão de ontem, foi assegurado que casos excepcionais sejam analisados individualmente no âmbito de cada unidade, cabendo recurso no Ceg. Na Eco, o diretor de Graduação Adjunta Mário Feijó declarou, na assembleia de professores realizada na segunda-feira, 04/06, que há três situações excepcionais: alunos em intercâmbio, do terceiro período e formandos. Tanto os intercambistas que estão saindo quanto os que estão voltando, estrangeiros ou alunos da UFRJ, precisam ter sua situação oficializada para continuar seus estudos e serem aceitos nas universidades. Os alunos do terceiro período precisam assegurar o preenchimento de todos os requisitos para que possam escolher a habilitação de curso. Já os formandos precisam colar grau neste semestre para que possam ser contratados em seus respectivos estágios. Haverá uma comissão para resolver questões individuais omissas de forma específica e, se houver dificuldade de decisão, será feita uma assembleia com os professores.

Leia também:
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário