quarta-feira, 18 de abril de 2012

Por um CA melhor

A criação de Grupos de Trabalho (GTs) foi a primeira medida para a reformulação do Caeco. Apesar de todos saberem que ele é “aberto e democrático”, o que se percebeu nos últimos semestres foi uma diminuição da participação dos estudantes. Com menos mão de obra para desempenhar os inúmeros papéis do Centro Acadêmico (CA), a atuação do Caeco começou a ficar restrita apenas à administração da chapa vencedora que direcionava esforços para áreas específicas e, consequentemente, outras atividades acabavam não acontecendo. O novo projeto prevê mais espaço para variados interesses e uma atuação colaborativa, incentivando o empreendedorismo dos alunos.

Calendário Eleitoral
No dia 3 de abril, foi realizada a primeira reunião para decidir o futuro do CA, tendo como pauta principal o processo eleitoral. A suposta existência de duas chapas resultou em uma proposta já conhecida, mas desta vez reformulada, de chapa única. Decidiu-se que a eleição seria mantida por razões de legitimidade institucional, e observou-se que ela poderia ser uma oportunidade de mobilização para os demais estudantes atuarem nessa reformulação.

“A disputa aqui não é ideológica. Temos claramente dois grupos com interesses diferentes, mas que se completam nos seus grupos de trabalho. Acredito que o processo de eleição entre duas chapas exclui, naturalmente, o grupo não eleito e ainda afasta aqueles que querem participar”, disse Rafael Rezende do 2º período, ao defender, em uma discussão no grupo do Caeco no Facebook, a proposta de chapa única dividida em GTs. Em vez do confronto de chapas, tratava-se, portanto, de buscar um novo modelo de funcionamento numa chapa única para que mais pessoas pudessem atuar na gestão.

Até o dia 04/05, as inscrições de chapas poderão ser enviadas para eleicoescaeco2012@gmail.com, contendo o nome da chapa e dos componentes, além dos respectivos DRE's e do telefone para contato de um dos membros. A campanha será relizada de 07 a 14/05; as eleições, de 15 a 17/05 e a apuração dos votos e a posse da nova gestão ocorrerá no dia 17/05.

Reunião Geral e GTs

Como forma de contemplar todos os turnos para que houvesse uma maior participação de alunos interessados, foram marcadas três reuniões em diferentes horários na semana passada. Com um quórum maior do que o habitual e uma forte presença de calouros, chegou-se em um consenso que garante aos GTs autonomia de execução dos projetos e de planejamento, apesar de a Reunião Geral ser soberana.

Quinzenal, mas semanal até as eleições, a Reunião Geral deverá contar com a presença de ao menos um representante de cada GT. Para afinar os processos de decisão entre o online e o offline, foi determinado que haja uma harmonização entre os meios. Para isso, as discussões poderão ser feitas antes na Internet com a disponibilização da pauta da presencial, e a Ata após o encontro físico deverá ser disponibilizada instantaneamente no online. Uma nova plataforma para o debate também está sendo pensada para evitar o acúmulo de grupos do Facebook.

"Entender como os Grupos de Trabalho podem agir em relação a todo o coletivo de alunos e essa questão de reunião presencial ou reunião virtual foram as mais difíceis de conciliar. Mas parece que chegamos a um acordo. De qualquer maneira o processo se dá em uma experimentação, ao longo do tempo e das experiências concretas vamos nos adaptando", afirmou confiante a caloura Fernanda Martins.




Conheça quais são os GTs e os espaços de discussão:

  • GT de Comunicação: faz a comunicação interna e externa do Caeco, o diálogo entre os GTs e a produção de todo material de exposição para a Eco, para a UFRJ e até para fora da Universidade.
  • GT Lutas: trata da política interna e externa da UFRJ, além das relações acadêmicas da Eco.
  • GT Patrimônio: cuida da manutenção do ambiente da sala do Caeco e das demais áreas utilizadas pelos alunos, além da memória e dos arquivos do CA.
  • GT Entretenimento: organiza festas, eventos, palestras e sarais com o objetivo de integrar os alunos do curso e do resto da Universidade.
  • GT de Finanças: faz o gerenciamento dos recursos e trabalha com a distribuição do dinheiro para os GTs.

    • Reunião Geral: conta com um representante de cada GT e qualquer aluno da Eco pode sugerir, criticar, tirar dúvidas ou contribuir de alguma forma com as discussões e execuções de projetos.
    • Comissões: funciona com representantes de diferentes GTs para trabalhar em um projeto específico que necessite de um esforço coletivo maior.

    Para participar e obter mais informações, visite o grupo ou a página do Caeco no Facebook.
    Comentários
    0 Comentários

    0 comentários:

    Postar um comentário